Começa nessa segunda-feira (14) a Mostra de Investigações Teatrais 2020/2 da Escola de Teatro Trupe de Truões. A mostra é resultado das oficinas de Teatro realizadas com turmas de crianças, adolescentes e adultos durante o segundo semestre de 2020 totalmente no formato online.
De Agosto a Dezembro a Trupe de Truões vivenciou a experiência de fazer teatro de forma online. Os professores da Escola de teatro da Trupe adaptaram suas metodologias de trabalho para o ambiente virtual mantendo a criatividade e o ensino do teatro com atividades dinâmicas que incentivaram o desenvolvimento pessoal, a imaginação e a criação cênica. E agora compartilha com o público os resultados obtidos durante essa jornada.
Além das turmas da Escola a programação da mostra conta ainda com trabalhos de artistas convidados que se reinventaram e continuaram a fazer Teatro durante a pandemia, de forma segura e consciente!
Confira a programação completa:
14/12 – Segunda-feira
18h00 – Artistas convidades: Mariane Araújo e Nádia Yoshi
Título: Socorro! Pra onde eu não sei!
Sinopse: Em uma sociedade que constrói essa figura que acredita ser frágil… A tinta que vira líquido, sangue, menstruação, potência de vida e de morte… ciclo que se repete… pesquisa de movimentos… de vivências acumulada… vibrações sobre o que é viver ou ser a “pátria puta que me traiu”… E… mais uma vez… socorro, meu corpo se coloca exposto, sou eu dessa vez!
Criação: Mariane Araújo e Nádia Yoshi
Captação de imagem: Larissa Higa
20h00 – Turma Adolescentes 2
Título: Como ficamos? (na pandemia, no isolamento, em nós…)
Sinopse: Dentro de nossos mundos acontecem muitas coisas… ainda mais quando ficamos confinadas… em nós… nas outras… nos outros… na luz… na tela… no cômodo… na voz… num som. Um misto de sentimentos e sensações despertos que chamam… nos pedem atenção! Sons, luzes, corpos… uma mistura de partes que nos formam! Citando Mário Quintana… “O mistério está é na tua vida! E é um sonho louco este nosso mundo…”
Elenco: Débora Rezende, Gabriela Schwartz, Júlia Lucatti.
Professora / Diretora: Nádia Yoshi
15/12 – Terça-feira
18h00 – Artistas convidades (Equipe pedagógica da Trupe de Truões
Título: Res-PIRAR!
Sinopse:
verbo
- 1.
intransitivo
absorver e expulsar ar (pessoa ou animal). “não se vive sem r.”
- 2.
transitivo direto
fazer entrar (oxigênio) nos pulmões, traqueia etc., expelindo gás carbônico. “r. ar puro”
Criação: Ernane Fernandez, Júlia Leão, Lucas Mali, Nádia Yoshi, Ronan Vaz, Rose Martins e Tamara dos Anjos
Edição: Ronan Vaz
20h00 – Turma Adolescentes 1
Título: Conta pra mim
Sinopse: Desde o início do ano a turma vem trabalhando com elementos teóricos e práticos referentes ao universo da comicidade, construção de personagem tipo e improviso. Aos poucos esses personagens foram ganhando uma lógica própria e, a partir das relações estabelecidas no ambiente virtual proporcionado pelas aulas online, uma narrativa foi sendo criada. O CONTA PRA MIM surge do desejo de satirizar programas de TV e da possibilidade de colocar esses personagens em jogo. A partir de um roteiro construído coletivamente, a turma recria situações criticando a própria estrutura desses programas, criando quadros, comerciais, colocando em jogo a relação com o meio virtual, “fama” e fake news.
Elenco: Caio Amui Obalhe, Isabelle Arantes, João Paulo Lima, Nicole Viana, Pedro Henrique Bornhausen Schwartz, Yasmin Guevara.
Professora / Diretora: Rose Martins
Edição: Leandro Alves
16/12 – Quarta-feira
18h00 – Artista Convidades (Equipe Pedagógica da Trupe de Truões)
Título: Sobre poetizar os espaços que habitamos
Sinopse: Esse vídeo é o registro de uma Jam Session (sessão de improvisação) onde os artistas foram provocados a experimentar o espaço doméstico (ambientes, objetos, luminosidades, sons), o espaço virtual e o ato de captar imagens (enquadramentos, relação corpo x câmera, tempos de ação) como procedimentos para performar e estar juntos na arte durante o isolamento da pandemia. Poetizar os espaços que habitamos durante o isolamento social para dar a eles outros sentidos.
Atuação: Ernane Fernandez, Júlia Leão, Lucas Mali, Nádia Yoshi, Ricardo Augusto, Ronan Vaz, Rose Martins e Tamara dos Anjos
Proposição e Condução: Getúlio Góis
Edição: Ronan Vaz
20h00 – Turma Adultos 1
Título: PANDEMIA TROPICAL – Experimento n° 2
Sinopse: Pandemia Tropical é o nome provisório do exercício cênico livremente inspirado em um trecho do texto “O cão andaluz ou Alzira Power” de Antônio Bivar, um marco da dramaturgia brasileira do final da década de 1960. Neste exercício apresentamos um esboço da personagem Alzira, uma funcionária aposentada dos correios aos 41 anos, definida como agressiva, nervosa, impaciente e insubmissa. Ela estabelece uma relação rápida e áspera com um vendedor de automóveis de 23 anos que chega até ela na expectativa de apenas fechar mais um negócio. Trata-se de uma situação claustrofóbica, alertando cinicamente para o fato de que em tempos difíceis ninguém deve entrar inadvertidamente em espaços alheios e pouco conhecidos.
Elenco: Camila Coimbra, Daniela Crosara, Ínia Novaes, Luciana Guimarães, Olenir Maria Mendes e Renan Domingues.
Professor / Diretor: Ronan Vaz
17/12 – Quinta-feira
18h00 – Artistas Convidades: Cássio Machado e Fredy Abreu
Título: Parábolas Kafkianas – DIANTE DA LEI
Sinopse: Nesta parábola, vemos um homem do campo obstinado por alcançar a Lei. Porém, na porta da Lei, está um porteiro que o impede de entrar. Durante os anos em que espera ele procura alcançar o seu objetivo, através de rogos, suborno ou amaldiçoando o acaso. Mas, por que o homem não recebe permissão para entrar? Por que ele não entra?
Elenco: Cássio Machado e Fredy Abreu
Direção: Cássio Machado
Fotografia e Montagem: Thaneressa Lima
20h00 – Turma Adultos 2
Título: Palavra gringa para surtado
Sinopse: A cada dia que passa essa rotina se aproxima mais do absurdo. A que ponto você chega onde não tem mais espaço para se enxergar?
Elenco: Isamara Ilumiara e Marcos Vieira
Professora / Diretora: Júlia Leão
18/12 – Sexta-feira
18h00 – Artistas Convidades: Marianne Dias e Grazielle Almeida
Título: Projeto Enquadros – GAÚCHO: O CORTA JACA
Sinopse: Música cantada na cena final da opereta burlesca “Zizinha Maxixe” a canção intitulada “Gaúcho – O Corta Jaca” também protagonizou um escândalo político no ano de 1914. O cenário foi um jantar de despedida em que a Dona Nair de Teffé, a então primeira dama da República, organizou para seu marido, Hermes da Fonseca, no Palácio do Governo. Estavam presentes nesse jantar representantes do corpo diplomático e a elite carioca. Era a primeira vez que esse tipo de música penetrava os salões elegantes da elite, fazendo com que esse acontecimento seja considerado a alforria da música popular brasileira.
Elenco: Atriz e cantora: Marianne Dias / Piano: Grazielle Almeida
Direção: Ernane Fernandez
Cinegrafia e Edição de vídeo: Larissa Dardania
20h00 – Turma Crianças
Título: Os Caçadores dos Cristais: o último episódio
Sinopse: No último episódio de “Os Caçadores dos Cristais” as quatro crianças mágicas enfrentarão seu maior medo e ele está preparado para destruir a Vila de Greenrest . Cabe aos aprendizes salvar a todos com suas habilidades. O vilão está seguro de que essa história acaba hoje, mas não conta que elas recuperaram o seu maior poder: os seus cristais.
Elenco: Carolina Silvério de Faria, Oto Borges Faria, Ivo Borges Faria e Brenda santos gomes
Professora / Diretora: Júlia Leão
19/12 – Sábado
18h00 – Artistas Convidades – Núcleo de Experimentação Cênica da Trupe de Truões
Título: Sistema Offline – Um Experimento Online
Sinopse: “Pane no sistema, alguém nos desconfigurou!”. Sistema Offline – Um Experimento Online traz a cena os vícios causados pela conexão digital, pelo bombardeio de informações na internet e os efeitos nos corpos e mentes quando privados desse advento.
Criação: Ana Laura Reis, Antônio Mendes, Duda Costa, Júlia Lucatti, Karine Vitória, Maeu Rocha, Maria Vitória, Alícia Coelho e Érica Santos.
Professor/Edição/Direção: Ernane Fernandez
20h00 – Núcleo De Experimentação Cênica da Trupe de Truões
Título: C O R R E !
Sinopse: – Mulher: (correndo) Você não vai me pegar, não vai! Posso sentir o bafo quente, o cheiro de enxofre, a sombra por trás, isso muda o meu andar, o meu compasso, descompasso, mas não vai! O sol tá quente, o capim cortante, a água dentro de mim tá secando, tô com sede. Respiro… Um, dois, três. As mãos pousam nas coxas. O suor pinga na terra. A cabeça levanta, alavanca, a poeira levanta, sai dos pés. Você não vai me pegar, não vai!
C O R R E ! é um experimento cênico virtual criado a partir das percepções, relatos e vivências das integrantes do Núcleo de Experimentação Cênica da Escola de Teatro Trupe de Truões e convidadas sobre alguns doS universoS femininoS. De forma poética e sem preocupação com a linearidade, a trama se desenrola no encontro da terra, da criação, da vida, da sabedoria, da pele, da dor, da beleza, da morte, da vida, DA MULHER. A perseguição que sufoca, que conta histórias. A luta diária que não deixa descanso.
Elenco: Ana Laura Reis, Antônio Mendes, Duda Costa, Júlia Lucatti, Karine Vitória, Maria Vitória e Maeu Rocha.
Atrizes Colaboradoras: Alícia Coelho e Érica Santos Convidadas
Convidadas: Amanda Aloysa, Ana Flávia, Fatinha, Geo Dias, Jucyene Cardoso, Julia Toscano, Luna Teófilo, Mariana Mendes, Nicole Kate, Nilmar Melo, Rose Martins, Tati Fernandes e Vó Dina
Professor / Diretor: Ernane Fernandez
Equipe:
Coordenação artístico-pedagógica: Ronan Vaz
Professores: Ernane Fernandez, Júlia Leão, Lucas Mali, Nádia Yoshi, Ronan Vaz e Rose Martins
Secretaria: Rose Martins e Tamara dos Anjos
Coordenação de Comunicação: Amanda Barbosa