DOC 2 – Daquilo que nos move

Lançado em julho de 2018, o documentário Daquilo que nos move: memórias da Trupe de Truões completa o Programa Casa Aberta, acrescentando aspectos associados à formação. Foi idealizado e executado através do projeto Trupe de Truões 15 anos: entre arquivos e memórias, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, protocolo 0018/02/2016/FEC e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, convênio 292/2017.

Daquilo que nos move organiza e publica em formato de livro, postais e vídeo documentário, experiências da Trupe de Truões e seus integrantes através de seu programa Casa Aberta – Formação, criado em 2013 e que abriga as atividades que aliam a fruição artística à experimentação da linguagem teatral com professores e crianças e jovens em idade escolar.

Assim como no primeiro box esse também é formado por três produtos. O livro traz um conjunto de textos escritos pelos integrantes da Trupe que fala sobre processo de formação de si e do outro por diferentes concepções, espaços e diferentes recepções. Assinam a obra: Amanda Aloysa, Amanda Barbosa, Cida Perfeito, Getúlio Góis, Laís Batista, Paulo Merisio, Ricardo Augusto e Ronan Vaz. E conta com prefácio da Profa Dra Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

Com direção e roteiro da cineasta Nara Sbreboow, o documentário nos apresenta um jogo de lembranças, onde atores, familiares e alunos revolvem suas memórias, revisitam e até as trocam de lugar. Nesse jogo somos convidados a nos apropriar de um novo espaço e tempo, recriando histórias dos Truões que também podem ser as nossas.

Fecham o box outros 6 postais do personagem que navegou durante toda a gravação do documento, a mala, e nos abre uma infinidade de criações e recriações que podem surgir ao abrir a mala e revisitar essas memórias.

 

Ler o livreto Daquilo que nos move – memórias da Trupe de Truões

Assistir ao vídeo documentário: 

Incentivo:

 

Galeria de fotos