EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA
O Núcleo de Experimentações Cênicas surge em 2015 com a proposta de desenvolver um trabalho voltado para a formação de novos atores, que já passaram pela iniciação teatral e já possuem alguma experiência, com foco no desenvolvimento de montagens de espetáculos teatrais.
JOVEM
O Núcleo Jovem da Trupe de Truões dá continuidade ao eixo central do Ponto de Cultura Ensino Encena configurando-se como um local de encontro e pesquisa da linguagem do teatro direcionado para jovens de escola pública com idade entre 14 e 18 anos. Caracteriza-se como uma oficina de iniciação teatral com duração aproximada de 8 meses. Durante esse período os jovens investigam e experimentam vários aspectos do teatro, desde expressão corporal a jogos dramáticos e de interpretação, objetivando a montagem de um espetáculo. Atualmente está sob coordenação da atriz Amanda Barbosa e conta com a participação de 30 jovens.
MELODRAMA
O NuMel – Núcleo de Pesquisa em Melodrama da Trupe de Truões surgiu em 2014 com o intuito de dar vazão aos desejos dos atores da Trupe de explorar as inúmeras possibilidades de criação teatral a partir da linguagem do melodrama indo desde o melodrama clássico até a exploração de sua potencialidade em conexão com outras linguagens ou com perspectivas teatrais mais contemporâneas. Em 2018 o NuMel inicia um novo processo de investigação com a seguinte ementa: Experimentar poéticas, escritas e visualidades relacionadas ao gênero melodramático e a cena teatral contemporânea com base em duas fontes principais: o livro Fogo nas entranhas e a filmografia de Pedro Almodóvar em interface com a Arte Drag. É sabido que desde a Grécia clássica até os dias atuais, homens personificam a imagem feminina em diferentes aspectos, desde a maneira mais realista até o total estilizamento da forma. A partir da percepção de que a linguagem da Arte Drag Queen pode se caracterizar como um território dramático em questão de linguagem e estética, a proposta é que os atores-pesquisadores se desafiem a construir personagens Drags e cenas melodramáticas inspirados pelas personagens femininas que são protagonistas soberanas nas obras de Almodóvar. Em suma, esse estudo se concentra em investigar uma visão ampliada do artista personificador do feminino para a construção de cenas teatrais melodramáticas.
PALHAÇARIA
O NuPePa – Núcleo de Pesquisa em Palhaçaria da Trupe de Truões, coordenado pela atriz palhaça pesquisadora Amanda Aloysa, surgiu em 2014 para atender o anseio de aprofundamento na arte da palhaçaria, após o grupo ter desenvolvido ações com a linguagem do palhaço. O Núcleo reúne artistas que residem em Uberlândia, apaixonados por esse universo e que já sejam iniciados. O objetivo é elaborar uma dinâmica própria de ações e pesquisas que possibilitem alargar o conhecimento e aprimorar a prática dos participantes em seus espaços de atuação, por meio de treinamentos, diálogos e encontros, fomentando a troca, o compartilhamento e a criação artística. Os encontros do núcleo acontecem semanalmente no Ponto dos Truões, espaço sede da Trupe de Truões.