Rotas – Primeira Etapa Uberlândia 2020 – Encontro e Processos de Compartilhamento Entre Grupos Mineiros

Quatro grupos de teatro do interior de Minas Gerais promoverão, entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Uberlândia-MG, o “Rotas – Primeira Etapa Uberlândia 2020 – Encontro e Processos de Compartilhamento Entre Grupos Mineiros”.

O Rotas é a união de núcleos teatrais mineiros, fundamentada no mútuo apoio a fim de realizar ações de compartilhamento que valorizem o teatro produzido fora dos grandes centros.

Inicialmente, ele é formado por quatro polos de produção e conhecimento organizados como grupos profissionais de teatro sediados no interior de Minas Gerais, que desenvolvem trabalhos artísticos e formativos com continuidade e relevância para as comunidades que estão inseridos, além de manterem espaços culturais em suas cidades-sede com programações artísticas de qualidade”

O objetivo é que essa iniciativa de compartilhamento auxilie na prospecção de caminhos e oportunidades que garantam o reconhecimento e sustentabilidade dos núcleos fundadores e de outros que deverão se integrar ao coletivo futuramente.

A primeira etapa do Circuito Rotas acontecerá entre 20 a 22 de Março.

Os Grupos
Grupontapé de Teatro – Uberlândia – MG
O Grupontapé de Teatro atua ininterruptamente de forma profissional a 25 anos e tem levado seu repertório de espetáculos e cursos a várias Cidades e Estados do Brasil e da América Latina.
Em sua sede no bairro Aparecida em Uberlândia, mantém sua Escola Livre e um Teatro Alternativo, espaço tradicional, que recebe espetáculos de artistas e grupos locais, de outras cidades, estados e países.
Trabalha com a linguagem do “Teatro Aplicado” que é uma ferramenta para o Desenvolvimento Humano e Melhoria de Competências

Trupe de Truões – Uberlândia – MG
A Trupe de Truões é um grupo de Teatro sediado em Uberlândia, Minas Gerais, formado por egressos do curso de Artes Cênicas e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Desde 2002 desenvolve projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético, além de atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.
Ao longo de sua trajetória, a Trupe tem investigado diversas possibilidades de criação cênica estimuladas pela pesquisa da narração, da ressignificação do corpo do ator e pelo mergulho no universo do teatro de animação, sombra e objetos. Nas últimas montagens destinadas ao público infantil a Trupe de Truões buscou ampliar seu olhar para os temas abordados nos seus espetáculos, tanto a partir de reflexões e estudos realizados por seus integrantes, quanto pela participação em Oficinas e Congressos que discutem o teatro para Crianças e Jovens. Já nos espetáculos adultos buscou investigar o gênero melodramático e suas potencialidades no teatro contemporâneo. Carrega em seu currículo mais de 20 produções teatrais entre espetáculos realizados pelo núcleo artístico da Trupe e por oficinas permanentes de Teatro realizadas com jovens através do Ponto de Cultura e dos Núcleos de Pesquisa.
Atualmente elabora e desenvolve suas ações e projetos a partir de dois programas que regem as práticas do grupo:

Grupo In-Cena de Teatro – Teófilo Otoni (MG)
O Instituto Cultural In-Cena é uma instituição sem fins lucrativos, fruto e extensão do trabalho do Grupo In-Cena de Teatro. Atuando desde 2013, promove acesso gratuito a aulas de teatro, dança, música, cinema e formação de público com a promoção de espetáculos teatrais. Realiza anualmente três festivais, sendo eles: o FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni; o FESTTINHO – Festival Escolar de Teatro Infantil de Teófilo Otoni; e o Cine Pojichá – Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Desenvolve também outros quatro projetos anuais, Quintal de Brincar – Projeto de formação de público infantil, Som na Cena, ação musical de fruição, LGBTudo e Ocupação In-Cena, projeto de intercâmbios entre grupos artísticos.

Teatro da Pedra – São João Del Rei – MG
O Teatro da Pedra é um grupo profissional, fundado em 2015, originário do grupo ManiCômicos, que, desafiando uma certa lógica de abandono e sucateamento da arte que se espalha pelo país, segue resistindo no mergulho cotidiano da pesquisa, criação e produção de espetáculos teatrais. Direto de São João Del-Rei – MG, o grupo movimenta toda a região, mas também alcança plateias diversas, fugindo da relação interior-capital, paradigma tão velho quanto a invasão portuguesa em terras tupiniquins, com turnês nacionais e parcerias internacionais. Estamos todos no centro, vários centros de um mundo redondo.

Confira a programação:

 

quando

onde

mais informações